SPAT
Rua Prof. Rocha Pereira, nº 68, Loja 5, Torre E

4250-007 Porto

+(351) 919 891 887

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Caros Colegas e Amigos da SPAT

Ao ser eleito presidente cabe-me a função de tentar dinamizar a nossa Sociedade e trazer para a SPAT o espirito de “família científica” em áreas tão específicas como são a Artroscopia e Traumatologia Desportiva. Neste contexto é nossa intenção concretizar os objetivos que nos levaram à constituição de grupos de trabalho:
1.Divulgação Cientifica em colaboração estreita com a Revista de Medicina Desportiva informa através de espaço próprio, com objetivo de divulgação da Artroscopia e Traumatologia Desportiva através de artigos originais e revisões temáticas.
2. Manutenção da colaboração ESSKA – fellowship e criação de um “Fellowship” Nacional com 4 vertentes (Ombro / Anca /Joelho /Tornozelo), duração de 1 mês e permanência junto de Centros/ Colegas especialistas reconhecidos nessas áreas, em todo o país (com os quais será celebrado acordo anual) SPAT – NSSF (National Scientific and Social Fellowship).
3. Criação de grupos de Estudo para referenciação nacional de várias patologias ou estudos estatísticos (LCA, Menisco, Terapias biológicas, caracterização, e incidência de lesões por modalidade desportiva).
4. Fomento do treino de técnicas cirúrgicas (Cadaver Lab) através do grupo de trabalho para coordenação da associação da SPAT a Cursos de Cadáver ( SPAT Cadaver Lab Group).
5.Incentivo a Publicações com a criação de Monografias / Guidelines de orientação diagnóstica e terapêutica de várias patologias a referenciar.
6. Atualização das relações Internacionais com a revisão das condições de Filiação (ISAKOS /ESSKA / ESMA) e maior interação com as mesmas.
7. Incentivo á Animação Desportiva através de iniciativas desportivas aquando do Congresso SPAT (SPAT Sports Group).
A tarefa não é fácil mas as ideias estão presentes, e irão avançar com o empenho e motivação de todos os que constituem a “família SPAT”, a começar desde logo com o XIII Congresso a ter lugar, no Funchal onde, com a ajuda do Dr. Horácio Sousa, e restantes colegas madeirenses, iremos certamente criar condições para um Congresso memorável.
A SPAT é, na atualidade, um espaço de todos os que abraçaram a Artroscopia como técnica terapêutica preferencial e a Traumatologia do desporto como área de estudo e atuação. Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e cientistas do desporto tem aqui o seu espaço, a sua referência e a sua área de expressão cientifica pelo que todos serão bem-vindos no sentido de concretizarmos, ainda mais, a abrangência e o prestigio cientifico da nossa Sociedade.
A todos os que me apoiaram o meu agradecimento, a minha total disponibilidade e, nesta época festiva, os votos de um FELIZ NATAL e um grande ano de 2017 para todos.

Henrique Jones

Comments are closed.