SPAT
Rua Prof. Rocha Pereira, nº 68, Loja 5, Torre E

4250-007 Porto

+(351) 919 891 887

História da SPAT

História da SPAT

No dia 30 de Outubro de 1993, por iniciativa de um grupo de ortopedista (Drs. António Carvalhais Figueiredo, José Beça, João Mendonça, João Espregueira Mendes, Mário Montes, Ernesto Moura, Artur Pereira de Castro, António Lemos, Hermínio Loureiro, António Sampaio, Rufino de Freitas, José Castro Ribeiro, Vasco Baptista, José Pinto Noronha, José Lourenço, António Rosmaninho Seabra, José Romero, Carlos Cerca e Francisco Santos Silva), todos eles vocacionados para a artroscopia, decidiram criar uma Associação sem fins lucrativos, designada por Associação Portuguesa de Artroscopia (APA).

Este grupo de ortopedistas consideraram imprescindível a existência de um organismo Nacional vocacionado para a artroscopia que pudesse representar Portugal a nível Internacional.
Foi então que, em 28 de Fevereiro de 1994, por escritura pública, em Cartório Notarial da Cidade do Porto, foi constituída a Associação Portuguesa de Artroscopia (APA).

Esta Associação teria como objetivo contribuir para a difusão da técnica da artroscopia em Portugal.
A difusão da artroscopia deveria ser promovida através de:
- Realização de cursos teórico-práticos
- Realização de congressos conferências e sessões clínicas
- Atribuição de bolsas destinadas a médicos interessados em iniciar a técnica ou ao aperfeiçoamento da mesma.

Foi nomeada uma comissão instaladora que se encarregou da elaboração dos Estatutos e dos pormenores necessários ao registo da Associação junto das Entidades competentes.

A Associação tem 5 categorias de membros:
Sócios fundadores, sócios efetivos, sócios honorários, sócios correspondentes e sócios benfeitores.

A associação compreende os seguintes órgãos diretivos:

. Direção: composta por Presidente, Vice-presidente, Secretário-geral, Tesoureiro e três vogais.
. Assembleia Geral: composta pelos sócios fundadores e efetivos.
. Mesa da Assembleia-Geral: composta pelo Presidente e três vogais

A primeira direção da APA teve a seguinte composição:
Presidente eleito da APAT o Dr. José Beça, Dr. Carvalhais Figueiredo (Vice-Presidente), e Dr. José Carlos Leitão como Secretário-geral.
Tesoureiro: Dr. José Noronha e vogais: Dr. Carlos Cerca, Dr. Ernesto Moura e Dr. Pereira de Castro.

A Assembleia-Geral teve como primeiro presidente o Dr. António Rosmaninho Seabra e como vogais os Drs. José Tomé, Mário Montes e Alberto Lemos.
A primeira comissão científica teve como elementos: Prof. Trigo Cabral, Norberto da Cunha e Rodrigues Gomes, Drs. Castro Ribeiro, Santos Silva e João Mendonça.

Na presidência da APA sucederam-se vários Presidentes:
Dr. José Beça
Dr. Carvalhais de Figueiredo
Dr. José Carlos Leitão (2001-2004)
Prof. Espregueira-Mendes (2004)

Os recursos da Associação são constituídos por quotizações dos associados.

Estavam criadas as bases legais para poder começar a difundir, mediante a realização de eventos a técnica da artroscopia em Portugal e, a 1ª reunião após reconhecimento desta Associação, teve lugar no dia 5 de Março de 1994, na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa.

Desde então vários foram os encontros e Congressos Nacionais e Internacionais realizados:
1) 1º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Artroscopia com o tema “O Menisco”, 21 de Maio de 1994, Hospital Dist. Vila Real
2) 2º Encontro Nacional da APA com o tema “Lesões cartilagíneas (joelho)” realizada a 28 de Janeiro 95 em Lisboa, Hotel Penta
3) 1º Encontro Internacional da APA – Macau 26 de Maio de 1995, Hospital S. Januário.
4) 1º Congresso da APAT, Porto, 8 e 9 de Março de 1996, Fundação Engº. António Almeida, Porto
5) 3º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Artroscopia, 9 Novembro de 96 Hospital Ortopédico do Outão,
6) 2º Curso Teórico-Prático de Artroscopia do ombro, realizado em Vilamoura, Março de 1997, Marinotel em colaboração com o Serviço de Ortopedia Do Hospital Distrital de Faro
7) 2º Congresso da APAT, 5 a 7 Março de 1998, em Lisboa, Hotel Penta
8) 4º Encontro Nacional da APA sob o tema “Ligamentoplastia do Cruzado Anterior”; realizado nos dias 9 e 10 de Outubro de 1998 em Santarém, no Hospital de Santarém
9) 3º Congresso da APA 16 e 17 de Abril de 1999, Coimbra, H.U.C.
10) 4º Congresso da APAT – 7 a 8 de Abril de 2000, em Espinho, Hotel Solverde
11) Organização conjunta do 1º Congresso Porto Século XXI – Cirurgia do joelho, artroscopia e Traumatologia desportiva, Europarque, Santa Maria da Feira 25 a 28 de Abril de 2001
12) Organização conjunta das Jornadas de Ortopedia de Hospital de Viseu, Viseu, Outubro de 2001
13) Organização conjunta das IV Jornadas de Ortopedia do Nordeste-II Jornadas Internacionais, Macedo de Cavaleiros, Janeiro de 2002
14) 5º Congresso da APAT sob os temas “Artroscopia, Traumatologia Desportiva e Cuidados de Enfermagem ”realizada nos dias 11 e 12 de Abril de 2002, Pavilhão Multiusos, em Guimarães
15) Participação no XXII Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia realizado nos dias 13 e 16 de Novembro, no Centro de Congressos no Funchal
16) 6º Congresso Nacional da APAT, Macedo de Cavaleiros, 8 a 10 de Maio 2003
17) Participação no XXIII Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia – Algarve 26 a 29 de Novembro 2003.
18) 5º Encontro Nacional da APAT, em Novembro de 2003, na Madeira
19) Participação nas 1ªas Jornadas de Ortopedia e Traumatologia Desportiva, subordinada ao tema “ Instabilidades Articulares (ombro, joelho e tibiotársia) em Janeiro 2004, Hospital Santa Maria, em Lisboa
20) Organização conjunta do 2º Congresso Porto Século XXI – Cirurgia do joelho, artroscopia e Traumatologia Desportiva, Santa Maria da Feira, 09 a 11 de Junho de 2004.
21) Participação no XXVI Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia – realizado nos dias 27 a 30 de Outubro de 2004 em Vilamoura Marinaotel, Algarve.

E assim vai-se expandindo o nome da APA junto de sócios que levam o nome da Associação para o estrangeiro.

Em 1997, a Associação realizou uma aproximação à European Society of Knee Surgery Sports Trauma and Arthroscopy para colaborar na sugestão de um representante português para Member at Large. Nasce assim o primeiro contacto/relação institucional da Associação com o estrangeiro. Foi nomeado o Dr. Carvalhais de Figueiredo para o lugar de Member at Large (1997 e 1998). De 1999 a 2002 ocupa esse lugar o Prof. Espregueira-Mendes. De 2002 a 2004 ocupa esse lugar o Prof. Fernando Fonseca e em 2004 o Dr. José Carlos Leitão.

Em 2003 a APAT aceitou integrar e fazer parte da SLARD – Sociedade Latino-Americana de Artroscopia, Rodilla e Sports Trauma. Esta oportunidade de contacto com o Brasil e Amarica Latina abriu novos horizontes à APAT. A APAT poderá ser a ponte entre a América do Sul e a Europa. Esta parceria foi assinada entre os Prof. Moisés Cohen (SLARD) e Prof. Espregueira-Mendes (APAT)
A APA e conta hoje com cerca de 250 membros muitos dos quais são ao mesmo tempo sócios da ESSKA, tendo tido a possibilidade de ter desde 2002 ter um membro na Direção da ESSKA – Prof. Espregueira-Mendes (Tesoureiro).

Face à dinâmica e sucesso que a Associação estava a ter e, para poder dar resposta às diversas atividades que a Associação estava a desenvolver, a Direção da APA sentiu necessidade de recorrer à contratação de uma secretaria em tempo parcial. O trabalho administrativo de reunir documentação, manter ficheiros atualizados, arquivos, pagar faturas, emitir recibos era amplamente justificativo. Os corpos gerentes não são remunerados.

Decorridos 7 anos desde a fundação, e já no ano 2000 os membros da APA, por sugestão do Prof. Espregueira-Mendes e Dr. José Carlos Leitão, vêm necessidade de alargar o âmbito à Traumatologia Desportiva na Associação Portuguesa da Artroscopia. Assim a Associação ficaria com âmbito muito próximo das sociedades internacionais congéneres: ESSKA e ISAKOS.
A proposta da alteração da designação social foi novamente alvo de discussão em 2001, cuja alteração é aprovada em Reunião extraordinária por maioria, outorgando poderes ao presidente e vice-presidente para alterarem outorgarem e assinarem a escritura pública da alteração de estatutos da Associação, que passa a ter a nova designação: Associação Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (APAT).

A APAT tentou durante vários anos organizar em Portugal o Congresso Europeu da ESSKA. Finalmente, em 2004 foi decidido pelo Board da ESSKA que o European Congress ESSKA 2008 se realizará no Porto, tendo como Presidente o Prof. Espregueira-Mendes.

Declaração de Utilidade Pública

Comments are closed.