História da SPAT
Este grupo de ortopedistas consideraram imprescindível a existência de um organismo Nacional vocacionado para a artroscopia que pudesse representar Portugal a nível Internacional.
Foi então que, em 28 de Fevereiro de 1994, por escritura pública, em Cartório Notarial da Cidade do Porto, foi constituída a Associação Portuguesa de Artroscopia (APA).
Esta Associação teria como objetivo contribuir para a difusão da técnica da artroscopia em Portugal.
A difusão da artroscopia deveria ser promovida através de:
- Realização de cursos teórico-práticos
- Realização de congressos conferências e sessões clínicas
- Atribuição de bolsas destinadas a médicos interessados em iniciar a técnica ou ao aperfeiçoamento da mesma.
Foi nomeada uma comissão instaladora que se encarregou da elaboração dos Estatutos e dos pormenores necessários ao registo da Associação junto das Entidades competentes.
A Associação tem 5 categorias de membros:
Sócios fundadores, sócios efetivos, sócios honorários, sócios correspondentes e sócios benfeitores.
A associação compreende os seguintes órgãos diretivos:
. Direção: composta por Presidente, Vice-presidente, Secretário-geral, Tesoureiro e três vogais.
. Assembleia Geral: composta pelos sócios fundadores e efetivos.
. Mesa da Assembleia-Geral: composta pelo Presidente e três vogais
A primeira direção da APA teve a seguinte composição:
Presidente eleito da APAT o Dr. José Beça, Dr. Carvalhais Figueiredo (Vice-Presidente), e Dr. José Carlos Leitão como Secretário-geral.
Tesoureiro: Dr. José Noronha e vogais: Dr. Carlos Cerca, Dr. Ernesto Moura e Dr. Pereira de Castro.
A Assembleia-Geral teve como primeiro presidente o Dr. António Rosmaninho Seabra e como vogais os Drs. José Tomé, Mário Montes e Alberto Lemos.
A primeira comissão científica teve como elementos: Prof. Trigo Cabral, Norberto da Cunha e Rodrigues Gomes, Drs. Castro Ribeiro, Santos Silva e João Mendonça.
Na presidência da APA sucederam-se vários Presidentes:
Dr. José Beça
Dr. Carvalhais de Figueiredo
Dr. José Carlos Leitão (2001-2004)
Prof. Espregueira-Mendes (2004)
Os recursos da Associação são constituídos por quotizações dos associados.
Estavam criadas as bases legais para poder começar a difundir, mediante a realização de eventos a técnica da artroscopia em Portugal e, a 1ª reunião após reconhecimento desta Associação, teve lugar no dia 5 de Março de 1994, na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa.
Desde então vários foram os encontros e Congressos Nacionais e Internacionais realizados:
1) 1º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Artroscopia com o tema “O Menisco”, 21 de Maio de 1994, Hospital Dist. Vila Real
2) 2º Encontro Nacional da APA com o tema “Lesões cartilagíneas (joelho)” realizada a 28 de Janeiro 95 em Lisboa, Hotel Penta
3) 1º Encontro Internacional da APA – Macau 26 de Maio de 1995, Hospital S. Januário.
4) 1º Congresso da APAT, Porto, 8 e 9 de Março de 1996, Fundação Engº. António Almeida, Porto
5) 3º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Artroscopia, 9 Novembro de 96 Hospital Ortopédico do Outão,
6) 2º Curso Teórico-Prático de Artroscopia do ombro, realizado em Vilamoura, Março de 1997, Marinotel em colaboração com o Serviço de Ortopedia Do Hospital Distrital de Faro
7) 2º Congresso da APAT, 5 a 7 Março de 1998, em Lisboa, Hotel Penta
8) 4º Encontro Nacional da APA sob o tema “Ligamentoplastia do Cruzado Anterior”; realizado nos dias 9 e 10 de Outubro de 1998 em Santarém, no Hospital de Santarém
9) 3º Congresso da APA 16 e 17 de Abril de 1999, Coimbra, H.U.C.
10) 4º Congresso da APAT – 7 a 8 de Abril de 2000, em Espinho, Hotel Solverde
11) Organização conjunta do 1º Congresso Porto Século XXI – Cirurgia do joelho, artroscopia e Traumatologia desportiva, Europarque, Santa Maria da Feira 25 a 28 de Abril de 2001
12) Organização conjunta das Jornadas de Ortopedia de Hospital de Viseu, Viseu, Outubro de 2001
13) Organização conjunta das IV Jornadas de Ortopedia do Nordeste-II Jornadas Internacionais, Macedo de Cavaleiros, Janeiro de 2002
14) 5º Congresso da APAT sob os temas “Artroscopia, Traumatologia Desportiva e Cuidados de Enfermagem ”realizada nos dias 11 e 12 de Abril de 2002, Pavilhão Multiusos, em Guimarães
15) Participação no XXII Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia realizado nos dias 13 e 16 de Novembro, no Centro de Congressos no Funchal
16) 6º Congresso Nacional da APAT, Macedo de Cavaleiros, 8 a 10 de Maio 2003
17) Participação no XXIII Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia – Algarve 26 a 29 de Novembro 2003.
18) 5º Encontro Nacional da APAT, em Novembro de 2003, na Madeira
19) Participação nas 1ªas Jornadas de Ortopedia e Traumatologia Desportiva, subordinada ao tema “ Instabilidades Articulares (ombro, joelho e tibiotársia) em Janeiro 2004, Hospital Santa Maria, em Lisboa
20) Organização conjunta do 2º Congresso Porto Século XXI – Cirurgia do joelho, artroscopia e Traumatologia Desportiva, Santa Maria da Feira, 09 a 11 de Junho de 2004.
21) Participação no XXVI Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia – realizado nos dias 27 a 30 de Outubro de 2004 em Vilamoura Marinaotel, Algarve.
E assim vai-se expandindo o nome da APA junto de sócios que levam o nome da Associação para o estrangeiro.
Em 1997, a Associação realizou uma aproximação à European Society of Knee Surgery Sports Trauma and Arthroscopy para colaborar na sugestão de um representante português para Member at Large. Nasce assim o primeiro contacto/relação institucional da Associação com o estrangeiro. Foi nomeado o Dr. Carvalhais de Figueiredo para o lugar de Member at Large (1997 e 1998). De 1999 a 2002 ocupa esse lugar o Prof. Espregueira-Mendes. De 2002 a 2004 ocupa esse lugar o Prof. Fernando Fonseca e em 2004 o Dr. José Carlos Leitão.
Em 2003 a APAT aceitou integrar e fazer parte da SLARD – Sociedade Latino-Americana de Artroscopia, Rodilla e Sports Trauma. Esta oportunidade de contacto com o Brasil e Amarica Latina abriu novos horizontes à APAT. A APAT poderá ser a ponte entre a América do Sul e a Europa. Esta parceria foi assinada entre os Prof. Moisés Cohen (SLARD) e Prof. Espregueira-Mendes (APAT)
A APA e conta hoje com cerca de 250 membros muitos dos quais são ao mesmo tempo sócios da ESSKA, tendo tido a possibilidade de ter desde 2002 ter um membro na Direção da ESSKA – Prof. Espregueira-Mendes (Tesoureiro).
Face à dinâmica e sucesso que a Associação estava a ter e, para poder dar resposta às diversas atividades que a Associação estava a desenvolver, a Direção da APA sentiu necessidade de recorrer à contratação de uma secretaria em tempo parcial. O trabalho administrativo de reunir documentação, manter ficheiros atualizados, arquivos, pagar faturas, emitir recibos era amplamente justificativo. Os corpos gerentes não são remunerados.
Decorridos 7 anos desde a fundação, e já no ano 2000 os membros da APA, por sugestão do Prof. Espregueira-Mendes e Dr. José Carlos Leitão, vêm necessidade de alargar o âmbito à Traumatologia Desportiva na Associação Portuguesa da Artroscopia. Assim a Associação ficaria com âmbito muito próximo das sociedades internacionais congéneres: ESSKA e ISAKOS.
A proposta da alteração da designação social foi novamente alvo de discussão em 2001, cuja alteração é aprovada em Reunião extraordinária por maioria, outorgando poderes ao presidente e vice-presidente para alterarem outorgarem e assinarem a escritura pública da alteração de estatutos da Associação, que passa a ter a nova designação: Associação Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (APAT).
A APAT tentou durante vários anos organizar em Portugal o Congresso Europeu da ESSKA. Finalmente, em 2004 foi decidido pelo Board da ESSKA que o European Congress ESSKA 2008 se realizará no Porto, tendo como Presidente o Prof. Espregueira-Mendes.